Instituto Macuco promove Oficina de Contação de Histórias
Motivar o hábito da leitura entre crianças e jovens da comunidade é o objetivo da Oficina de Contação de Histórias, que será realizada pelo Instituto Macuco Jequitibá, de 9 a 12 de março, na Casa de Cultura Jonas&Pilar. O curso é grátis e tem carga horária de 20 horas. Será ministrado pelo professor Ms. Romilson Nascimento e faz parte do projeto Agitação Cultural Buerarema 2016. As inscrições serão realizadas na abertura da oficina.
Destinada a educadores, atores e todos que se interessam pela contação de histórias como estratégia para o letramento e difusão da leitura, a metodologia da oficina inclui uma série de exposições, discussões e atividades práticas que visam dar aporte teórico e prático sobre a milenar arte de contar histórias. A literatura especializada mostra que as histórias infantis, principalmente os contos de fadas, auxiliam a criança na elaboração do imaginário e da fantasia, conforme enfatiza Romilson Nascimento.
Para o educador, as histórias favorecem a descoberta e compreensão do mundo, estimulam a atenção e memória, cultivam a sensibilidade e educam o espírito. “Também levam à descoberta de emoções e situações importantes que estão contidas nos contos e vão servir para que a criança aprenda a lidar e resolver conflitos emocionais”. Ele ressalta que a leitura é uma ferramenta de acesso fundamental.
“Quem não é letrado tem poucas chances”, diz Romilson, destacando que o hábito de ler permite o contato da criança com a linguagem escrita padrão e o desenvolvimento de um esquema de texto narrativo. “É uma porta de entrada no mundo da leitura e da escrita, que facilita o letramento”.
Além das teorias que norteiam a leitura na escola, o conteúdo do curso abrange técnicas de contação de histórias e oficina de papietagem e papel machê, utilizada na confecção de bonecos de manipulação. O projeto Agitação Cultural Buerarema (Dinamização da Casa de Cultura Jonas&Pilar2016) é uma realização do Instituto Macuco Jequitibá, com apoio financeiro do Governo do Estado (Edital Agitação Cultural: Dinamização em Espaços Culturais), através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.